Cirurgia de Nariz – Rinoplastia

Cirurgia Facial

CIRURGIA DE NARIZ – RINOPLASTIA

Cirurgia de Nariz remodela o nariz reduzindo ou aumentando o tamanho, removendo saliências, estreitando as narinas, mudando o ângulo entre o nariz e o lábio superior, ou mudando o formato da ponta ou dorso. A Rinoplastia pode ajudar a aliviar problemas respiratórios, neste caso  da-se o nome de Rinosseptoplastia.

O tipo da pele, a etnia, e a idade são fatores importantes a serem considerados nas discussões com seu cirurgião antes da cirurgia. Antes que o nariz esteja alterado, é aconselhável que o paciente tenha mais do que quinze anos de idade. As exceções são os casos em que respirar é dificil.

A rinoplastia é associada, em muitos casos, com uma Mentoplastia, para o resultado harmonizar ainda mais as formas do rosto. Antes de decidir-se por rinoplastia, pergunte a seu cirurgião plástico facial se alguma cirurgia adicional pode ser recomendada para realçar a aparência de seu rosto.

PERGUNTAS FREQUENTES

Existem efeitos colaterais?

Inchaço, dormência, equimose (marca de sangue debaixo da pele e abaixo dos olhos) ao redor dos olhos, nariz e dores de cabeça temporários, junto com sangramento e rigidez. Algumas rinoplastias requerem o uso de uma tala sobre o nariz.

Como é a recuperação?

Após a finalização do procedimento, uma espécie de gesso, tampão interno e curativo com Micropore serão colocados no nariz para apoiar e proteger as novas estruturas durante a cicatrização inicial.

Fumantes são aconselhados a não fumar até que o nariz esteja completamente cicatrizado e um inchaço menor deve continuar por alguns meses. O uso de óculos deve ser evitado após a cirurgia. O retorno ao trabalho se dará entre 1 e 2 semanas e as atividades mais árduas entre 2 e 3 semanas, com exposição limitada ao sol.

Há riscos? Quais?

Sim. Pequenos rompimentos dos vasos sangüíneos podem aparecer como pequenos pontos vermelhos na superfície de pele; normalmente menor, mas pode ser permanente.

Que resultados posso esperar?

Pode levar vários meses para que o inchaço desapareça completamente e até um ano – e às vezes mais – para o resultado da cirurgia ser percebido em sua totalidade. Embora os resultados da rinoplastia sejam, geralmente, permanentes, a cartilagem pode continuar a mover e remodelar o tecido, alterando o resultado ao longo do tempo.

Que técnica será utilizada?

Muitos cirurgiões plásticos executam Rinoplastia por dentro do nariz, fazem sua incisão dentro das narinas. Outros preferem um procedimento “aberto”, especialmente em casos mais complicados; faz uma incisão pequena através da columela, a faixa vertical de tecido que separa as narinas.

Durante a cirurgia a pele do nariz é separada da estrutura de osso e cartilagem, que é então esculpida na forma desejada. A natureza da escultura dependerá de seu problema e da técnica preferida do cirurgião. Finalmente, a pele é readaptada sobre a nova estrutura.

Há necessidade de internação?

O procedimento será realizado em local seguro e confortável para o médico e o paciente, em centro cirúrgico autorizado pela Vigilância Sanitária, com equipamentos e equipe treinada para qualquer intercorrência. Raramente o procedimento requer internação hospitalar.

Tem anestesia?

A Rinoplastia pode ser executada sob anestesia local ou anestesia geral, depende da extensão do procedimento e em e preferências do paciente e do cirurgião.

Quer realizar seu sonho?

AGENDE UMA CONSULTA


Observação: Este formulário é APENAS uma solicitação. A CONFIRMAÇÃO da sua consulta será feita por telefone ou email.