
Cirurgia de Mama
GINECOMASTIA – REDUÇÃO DE MAMA MASCULINA
Também conhecida como ginecomastia, a redução de mama para os homens é a correção cirúrgica das glândulas mamárias demasiadamente desenvolvidas ou grandes. É comum em homens de todas as idades e pode ser o resultado de mudanças hormonais, de origem hereditária, de doença ou do uso de determinadas drogas.
A ginecomastia pode causar o desconforto emocional e prejudicar a auto-confiança. Alguns homens podem mesmo evitar determinadas atividades e intimidades físicas simplesmente para esconder sua condição.
PERGUNTAS FREQUENTES
Há riscos? Quais?
A decisão de se submeter à cirurgia de ginecomastia é pessoal e é você quem deve decidir se os benefícios atingirão seus objetivos e se os riscos e potenciais complicações são aceitáveis. Seu cirurgião plástico e/ou assistentes irão lhe explicar, em detalhes, os riscos associados à cirurgia.
Você deverá assinar o termo de consentimento para assegurar que compreendeu plenamente o procedimento ao qual vai se submeter e quaisquer riscos ou complicações potenciais.
Que resultados posso esperar?
Permanente, embora o ganho de peso ou uso de certas drogas possa retornar a condição.
Que técnica será utilizada?
Nos casos em que a ginecomastia é, principalmente, o resultado de excesso de tecido adiposo, somente técnicas de lipoaspiração podem ser utilizadas. Tal situação requer a inserção de uma cânula, um tubo oco fino, através de uma pequena incisão. A cânula é movida para trás e para frente num movimento controlado para soltar o excesso de gordura, a qual é, então, removida do corpo por meio de sucção a vácuo.
Há várias técnicas de lipoaspiração que podem ser utilizadas, a mais adequada para o seu caso será definida por seu cirurgião.
Técnicas de excisão são recomendadas onde o tecido glandular mamário ou excesso de pele devem ser removidos para corrigir a ginecomastia. A excisão também é necessária se a aréola precisar ser reduzida, ou o mamilo reposicionado para se obter um contorno natural. Padrões de incisão variam dependendo das particularidades anatômicas do paciente e da preferência do cirurgião. Algumas vezes, a ginecomastia é tratada com lipoaspiração e excisão.
Há necessidade de internação?
Sem internação, contudo, pode haver a necessidade de uma curta internação.
Tem anestesia?
As opções incluem sedação intravenosa e anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.