Lifting Facial – Ritidoplastia

Cirurgia Facial

LIFTING FACIAL – RITIDOPLASTIA

Também conhecida como Ritidoplastia ou Ritidectomia, o Rejuvenescimento Facial ou Lifting Facial é o tratamento para a prevenção ou correção dos sinais de envelhecimento facial decorrentes da perda da da elasticidade da pele (ritidose ou rugas), pela queda dos tecidos, pele, músculos, gordura, pelo crescimento das cartilagens e pela absorção óssea (esqueletização).

Dois fatores costumam ser os vilões do envelhecimento facial: A força da gravidade e a radiação solar, além de fatores genéticos, ou características familiares e raciais.

Para prevenir este envelhecimento são necessários alguns cuidados como: evitar ganho e perda excessiva de peso, limitar a exposição solar, inclusive utilizando filtros bloqueadores solares e não fumar.

Existem tratamentos com procedimentos menos invasivos, como as inclusões de substâncias nas marcas da pele; a paralisação temporária e seletiva de grupos musculares utilizando-se a toxina botulínica; os “peelings” com ácidos ou com laser.

PERGUNTAS FREQUENTES

Como é a recuperação?

Os cuidados pós-operatórios também variarão segundo a magnitude dos procedimentos efetuados. Sempre haverá um inchaço, maior nos primeiros 2 dias, que gradativamente vai diminuindo. Em geral 10-15 dias é o tempo suficiente para o paciente retornar às suas atividades sociais e laborais. É importante ressaltar que as alterações de cicatrização e acomodação dos tecidos em seu novo local seguem por mais algum tempo. Pelo menos três meses são necessários para se observar o resultado final do tratamento.

Há riscos? Quais?

Sim. Infecção, sangramento, má-cicatrização, cicatriz hipertrófica e queloidiana, assimetria ou mudança da linha capilar, dano aos nervos faciais (normalmente temporário, mas em alguns casos pode ser permanente).

Que resultados posso esperar?

Pode levar, vários meses, para que o inchaço desapareça e, até seis meses, para que as linhas de incisão fiquem com aparência normal. Proteção solar permanente ajuda a manter a aparência rejuvenescida, minimizando o envelhecimento ou danos do sol. Além disso, um estilo de vida saudável também ajuda a prolongar os resultados obtidos com a cirurgia, dando-lhe aparência rejuvenescida e jovem.

Que técnica será utilizada?

O tratamento cirúrgico inclui o chamado “Lifting” cérvico-facial (“levantamento” da pele, tecidos subcutâneos e dos músculos da face e do pescoço), o reposicionamento da sobrancelha e dos músculos da região frontal e da “maçã” do rosto através da cirurgia videoendoscópica (Cirurgia das Pálpebras – Blefaroplastia). Alem disso a lipoaspiração da região do sub-mento, o aumento de volume e reposicionamento dos lábios e a utilização de enxertos ósseos ou inclusões de substitutos ósseos nas áreas onde o esqueleto apresenta sinais de absorção. Em alguns casos a Cirurgia de Nariz – Rinoplastia e outros procedimentos podem ser feitos em conjunto.

Há necessidade de internação?

Apesar de poder ser realizada em caráter ambulatorial (alta hospitalar logo após a recuperação da anestesia) é mais seguro e cômodo para o paciente permanecer a primeira noite no hospital (24 horas de internação).

Tem anestesia?

A anestesia pode ser local com um anestesista propiciando uma sedação, ou geral. A escolha do método de anestesia, sempre em comum acordo com o anestesista, levará em consideração o tamanho da cirurgia, as condições clínicas e psicológicas do paciente.

Quer realizar seu sonho?

AGENDE UMA CONSULTA


Observação: Este formulário é APENAS uma solicitação. A CONFIRMAÇÃO da sua consulta será feita por telefone ou email.