Mastectomia

Cirurgia de Mama

MASTECTOMIA

Este é o nome dado à cirurgia de remoção completa da glândula mamária e consiste um dos tratamentos cirúrgicos para o câncer de mama. Existem vários tipos de mastectomia:

Mastectomia radical: também chamada de Halsted, consiste na retirada da glândula mamária, associada à retirada dos músculos peitorais e à linfadenectomia axilar completa. Atualmente é um procedimento incomum, devido à alta morbidade a ela associada e a resultados bastante satisfatórios de técnicas menos invasivas.

Mastectomia radical modificada consiste na retirada da glândula mamária e na linfadenectomia axilar, com preservação de um ou de ambos os músculos peitorais. Quando ocorre apenas a preservação do músculo grande peitoral, é denominada mastectomia radical modificada Patey. Quando os dois músculos peitorais são preservados, é chamada mastectomia radical modificada Madden. As mastectomias radicais modificadas constituem o procedimento cirúrgico realizado na maioria das pacientes com câncer de mama nos estágios I, II e III, sendo indicadas nos casos de:

  • Presença de tumor acima de três cm, sem fixação à musculatura;
  • Pacientes com recidiva após tratamento conservador; ou que apresentem qualquer condição que as tornem inelegíveis ao tratamento conservador;
  • Pacientes que não concordem com a preservação da mama.

Mastectomia total simples consiste na retirada da glândula mamária, incluindo o complexo areolar e aponeurose do músculo peitoral, preservando os linfonodos axilares. É indicada nos casos de:

  • Carcinoma ductal in situ;
  • Recidiva após cirurgia conservadora;
  • Lesões ulcerativas em pacientes com metástases a distância onde o controle local promove melhor qualidade de vida;
  • Pacientes idosas com risco cirúrgico elevado ou que não possuem adenopatias axilares palpáveis ou evidência de doença a distância;
  • Pacientes selecionadas para tratamento profilático.

PERGUNTAS FREQUENTES

Riscos

O risco do procedimento são equivalentes aos riscos de qualquer outra operação realizada sob anestesia geral. Especificamente para mastectomia podemos encontrar os seguintes riscos:

  • Redução ou aumento na sensibilidade da área operada ou áreas próximas devido à corte de tecidos nervosos;
  • Hematomas;
  • Atrasos na recuperação da área operada;
  • Aumento na probabilidade de infeção da área operada;
  • Formação de cicatrizes.

Quais resultados posso esperar?

Os resultados do seu relatório de patologia deve ficar pronto em até duas semanas após a cirurgia.

Como se define o tamanho e a forma da prótese a ser colocada?

A reconstrução do seio depende muito do tipo de mastectomia realizada e de diversos fatores como tamanho do seio antes da operação, opção pessoal e recomendações médicas. Converse com seu médico sobre as opções disponíveis e mais adequadas para você

Que técnica será realizada?

O tipo de mastectomia vai depender da sua necessidade e preferência diante das opções recomendadas por seu médico.

Os diferentes tipos de mastectomia são:

Mastectomia total simples: Inclui a remoção de toda área do peito, incluindo o bocal, aréola e mamilo, porém não da pele. Com este procedimento a reconstrução do seio pode ser realizada imediatamente após a cirurgia. 

Mastectomia radical modificada:  Neste procedimento são removidos toda área do peito incluindo o aréola, mamilo e uma grande parte dos nodos linfáticos de baixo do braço. Este procedimento é recomendado para tumores grandes e caso as células cancerígenas tiveram espalhadas para os nódulos.

Mastectomia radical:

O procedimento involve a remoção de toda área do peito incluindo o bocal, aréola, mamilo, uma grande parte dos nodos linfáticos de baixo do braço como também os músculos subjacentes da parede torácica. A mastectomia radical é indicada somente para os casos onde células cancerígenas espalham para os músculos abaixo do peito.

Mastectomia Subcutâneo: Neste procedimento, os tecidos do peito e o tumor são removidos mas o bocal, aréola e mamilo são preservados. 

Há necessidade de internação?

Sim. Pode ser necessário alguns dias de internação dependendo do tipo de procedimento realizado, levando em média 01 a 02 dias.

Tem anestesia?

Sim, é ministrada a anestesia geral.

Quer realizar seu sonho?

AGENDE UMA CONSULTA


Observação: Este formulário é APENAS uma solicitação. A CONFIRMAÇÃO da sua consulta será feita por telefone ou email.