Ultrassom Vascular – Doppler

Exames

ULTRASSOM VASCULAR – DOPPLER

Trata-se de um exame não invasivo (sem injeções ou contrastes) feito com um aparelho de ultrassom equipado com a tecnologia Doppler, que detecta e demonstra o fluxo sanguíneo no interior das veias e artérias.

Pode ser realizado em qualquer parte do corpo e serve para avaliar a circulação, pesquisando se tem algum entupimento/ obstrução, dilatação e se tem ou não a má circulação.

Nas pernas este exame proporciona descobrir se tem trombose, varizes internas e má circulação. É simples e rápido e não precisa de preparo ou jejum.

Tipos de exame Doppler:

Doppler venoso dos membros inferiores

Exame realizado desde a região da virilha até o tornozelo, principalmente na face interna da coxa e perna e atrás do joelho e panturrilha. Não precisa de jejum. O exame pode ser realizado com o paciente em pé, quando busca avaliar principalmente as varizes e também pode ser realizado deitado, principalmente quando se pesquisa trombose (entupimento das veias por coágulos. As veias mais famosas estudadas neste exame são a veia femoral e a veia safena.

Principais indicações: Pesquisar causas de inchaços (edema) nas pernas, pesquisa de trombose e avaliação de dores nas pernas e varizes.

Doppler arterial dos membros inferiores

Exame realizado nas mesmas regiões do exame venoso descrito acima, porém, serve para estudar as artérias (vasos sanguíneos que levam sangue com oxigênio e nutrientes do coração aos pés). Este exame pesquisa se tem entupimento das artérias por “gordura”, conhecida como placa de ateroma ou aterosclerose. O exame é realizado com o paciente deitado e não precisa de jejum.

Principais indicações: Dores nas pernas, pulsos arteriais diminuídos nas pernas, suspeita de trombose, diabéticos com feridas nas pernas que tem dificuldade em cicatrizar.

Doppler de Carótidas

Exame realizado no pescoço. Este exame avalia entupimentos nas artérias carótidas, localizadas no pescoço e que levam sangue do coração para o cérebro. Com este exame podemos saber sobre o risco de desenvolver infarto ou acidente vascular cerebral (AVC ou “derrame”). Não precisa de jejum.

Principais indicações: Avaliar alguns riscos para infarto e AVC. Pesquisar entupimento das artérias do pescoço.

Doppler de artérias renais

Exame realizado no abdome. Avalia os vasos sanguíneos que vão para os rins.

Principais indicações: Pesquisar uma possível causa de pressão alta (hipertensão arterial) que é o entupimento destas artérias, que também pode ser um risco para evoluir para insuficiência renal e hemodiálise. Quando os entupimentos são descobertos numa fase inicial (precoce) uma cirurgia pode tentar corrigir o problema.

Preparo: Para fazer este exame é necessário estar em jejum por cerca de 10 horas e na véspera tomar um comprimido de Luftal (dimeticona) e ou um laxante (tipo lactopurga).

Doppler de Aorta e ilíacas

É um exame realizado no abdome com a finalidade de pesquisar se a aorta, uma das artérias mais importantes do nosso corpo, pode estar dilatando de maneira anormal (Aneurisma de aorta), uma doença que descoberta na sua fase inicial pode deixar um tempo adequado para o seu tratamento com uma cirurgia, pois o aneurisma é uma dilatação que não para até romper e quando rompe a aorta se perde muito sangue no abdome e muitas vezes não dá tempo de socorrer e falecer por hemorragia interna de uma forma muito rápida (minutos).

Principais indicações: Pesquisa de aneurisma de aorta. Quem deve fazer? Pela genética, principalmente os filhos de pessoas que tenham ou tiveram aneurisma de aorta. Deve ser feito pelo menos uma vez por ano, à partir dos 40 anos de idade.

Preparo para o exame: O mesmo para o Doppler de artérias renais.

Além dos exames descritos acima, o estudo da circulação com Doppler pode ser feito em diversas regiões do corpo, assim como órgãos, conforme solicitação médica.

Quer realizar seu sonho?

AGENDE UMA CONSULTA


Observação: Este formulário é APENAS uma solicitação. A CONFIRMAÇÃO da sua consulta será feita por telefone ou email.